10 maio 2011

I ♥ Shih-Tzu

Canil Prime Moon

I ♥ Shih-tzus...


Filhote:
Adulto:




Particurlamente, minha raça preferida. 
Tenho uma dessas, a Sissi. Ela é um doce. ♥


SHIH-TZU
♥País de Origem: China
♥Origem: Pequinês + Lhasa Apso
♥Tamanho: Médio
♥Área de Criação: Média
♥Temperamento: Dócil
♥Atividade Física: Moderada
♥Utilização: Companhia
♥Tamanho: Máximo de 26,7 cm
♥Peso: 4,5 a 7,3 quilos
♥Aspectos Gerais: Pequeno, robusto, de pelagem abundante, porte ativo de arrogante, com a cabeça que lembra um crisântemo. A cauda é portada alta curvada sobre as costas.
♥Pelagem: Longa, densa, com um subpelo, reta, admitindo-se uma leve ondulação. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam presos, formando um "tapetinho". Todas as cores são permitidas.
♥Longevidade: 13 a 15 anos.
♥Temperamento: Dócil, amoroso, leal, alegre e disposto. Fica alerta a estranhos. Gosta de muito, muito carinho e atenção. E cuidado: Não se derreta por seus olhinhos redondos e brilhantes, seu cão pode se tornar altamente mimado.


Há uma lenda que define o Shih Tzu como sendo o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibet). Segundo essa lenda, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), este seria o Lhasa Apso. Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas e o amor entre os dois povos.
  A origem precisa do Shih Tzu é bastante longínqua e se perde em meio a lendas. O nome da raça provém do mandarim, dialeto chinês bastante antigo, e significa ?cão leão?. Acredita-se que os primeiros exemplares da raça tenham sido presentes do Dalai Lama Tibetano ao imperador da China por volta de 1640. No entanto não se tem certeza, realmente, de quais raças contribuíram para seu desenvolvimento em solo chinês uma vez que eram criados praticamente isolados no palácio real.

O Shih Tzu encarna com perfeição o modelo de cão de colo e companhia. Apesar de ser um cão de personalidade forte, e que facilmente domina os seus donos, é, entre os cães de companhia, um dos que mais é afeito a horas de colo e à interação com as pessoas da família, apesar de serem menos ativos do que outras raças do mesmo porte, como os Yorkshire.
Extremamente dóceis e apegados ao contato humano não são do tipo que exige afagos o tempo todo e muitas vezes pode até se mostrar mais independente, como o seu parente Lhasa apso. Por essa característica também são mais aptos a ficarem por mais tempo sozinhos, sem destruir a casa ou latir em excesso.
Apesar de tantas qualidades em termos de relacionamento ‘social, o Shih Tzu está entre as raças menos obedientes de acordo com a classificação do livro ‘A Inteligência dos Cães’, de Stanley Coren, que compara 133 raças. Neste ranking o Shi Tzu ocupa apenas a 70º lugar entre 79 posições. Isso quer que o dono de um Shih Tzu tem que ter bastante paciência caso queira ensiná-lo a obedecer.
Seu relacionamento com outros cães e até mesmo com gatos costuma ser bastante bom.
Com as crianças podem se relacionar muito bem, desde que as crianças não sejam muito rudes e brutas em suas brincadeiras, caso contrário, pode nunca atacá-las ou demonstrar traços de agressividade, mas certamente vai se afastar tanto quanto possível.
Canil Prime Moon
Canil Prime Moon

Muito obrigada pela leitura. e me contem, gostaram dos nossos amiguinhos peludos shih-tzu's????
@victoriamporto (twitter)
# Vitoria Victoria (facebook)

Próximo I♥...
Lulu da Pomerânia.

4 comentários:

  1. tenho uma shih-tzu pretinh o nome dela é neguinha é a coisa mais fofa fai uma falta uqando vai ao pet-shoop ....queria saber como ela ira ficar quando adulta ela é bem pretinha poden colocar uma foto pra mim....bjoosss jennifer bueno de araras-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer, mas você poderia colocar seu e-mail/blog/tumblr pra eu poder te mandar a foto? ou procura no google shih-tzu preta, vai ter várias fotos. Um beijo, Vickie =)

      Excluir
  2. Tenho uma Tbem,Chama Meg o pelo Dela é Caramelo...

    http://viictoriastephanie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aooown...Eu tenho uma...Minha lindinha, a Lucy! uahsuahuahuhs
    Não dá para não amar eles...aushsuahsuahsua
    Beijinhos

    ResponderExcluir