12 novembro 2012

Erros mais comuns na blogosfera


Oi meninas! Lembrando que hoje é o resultado do sorteio da t-shirt! ;)
A gente sempre vê uns erros de ortografia que machucam o olho só de ler, não é mesmo? Então vim aqui dar umas dicas pra sempre escrever certo! :D


Blogger/Blog
Já vi muuuita gente se referindo ao blog como blogger. Tipo assim: "Novo Layout no meu Blogger!". Blogger é a PLATAFORMA. É o blogger.com. Blogs são os sites hospedados no blogger.

Designer/Design
Primeira coisa, não é desing, e sim design. Designer são as pessoas que fazem os designs. Designs são os layouts. 
Muita gente faz tipo: "Nome designer no meu blog, gostaram?", mas tá errado. 

Linke/Link
Não existe "linke". O certo é link.

Blogues/Blogs
O plural de "blog" é "blogs". É uma palavra de origem inglesa. Então "blogues" está incorreto.

Mecher/Mexer
Muuuuuuita gente escreve "mecher". Está errado. O correto é com x. De tanto ler "mecher" nos blogs, já escrevi errado em uma prova, ahsuhauhsuh >,<

Cabessalho/Cabeçalho
Muita gente escreve cabeçalho com ss! Fica horrível! >< O certo é com ç viu gente? ;)

Poste/Post
A coisa que mais vejo é gente escrevendo "o poste de hoje é sobre moda" Gente, poste é aquele negócio de luz. Post é postagem. Isso é óbvio.

Agente/A gente
Outro erro super comum. A gente no sentido de "nós" se escreve separado. Agente é tipo do FBI hahahaha ><

Pra mim fazer
Esse me incomoda muuuito! Quem nunca viu tipo: "Pra mim corrigir, pra mim fazer"... gente! É "para eu fazer". Para mim fazer é tipo Tarzan, sei lá, hahahaha xD

Mas/Mais
 Eu acho que esse é o pior! Mas é usado no sentido de "porém". Tipo assim: eu queria fazer um novo layout, MAS minha internet estava muito lenta. Mais é no sentido de quantidade. Quando mais brilho, melhor. kkkkkk' Então cuidado, é uma regra simples mas ignorada por muitos!

Por que/ Porque
O por que separado é usado em perguntas. Tipo: Por que vocês acham que eu deveria mudar o layout? Porque junto é usado em respostas "Porque esse já enjoou".

Inglês errado
Muuuuita gente coloca nome em inglês, só que escrito errado. Antes de escrever algo, procure no Google. Uma dica é que o adjetivo sempre vem antes do substantivo. Por exemplo:
Cupcake Cute está ERRADO.
Cute Cupcake está CERTO.
E "everything" já está no plural. Não existe "everythings".

E como evitar?
Primeiro, tem um botão de verificar ortografia quando você está escrevendo a postagem. É esse aqui:
Ele mostra o que está errado, e como estaria certo. É fácil e rápido! ;)

O único problema é que ele mostra palavras em inglês como erradas, então cuidado com isso ;)
Também tem alguns sites que ajudam na hora de consultar se a palavra está certa:
[www]
[www]
[www]
[www] ~~>Esse é o dicionário online
Uma coisa muito boa também é ver essa categoria do Shame on you, Blogueira! que mostra erros nos blogs. Olha alguns:
(concerto de música???)
(hematoma)

#CHORA
Outro bem legal é o tumblr Seilacomoseescreve.

Enfim, espero que este post tenha ajudado!
Lembram de mais algum erro comum?

xoxo, vickie



Vamos lá?

20 comentários:

  1. Muito boa as dicas! As vezes eu me descuido e acabo errando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errar de vez em quando é normal, o problema são aquelas pessoas que erram, sabem disso e continuam errando ><
      beijinhos!

      Excluir
  2. Mesmo eu não sendo um gênio da língua portuguesa, tem cada erro que pelamordedeus né! As pessoas conseguem errar cada coisa absurda! Acho que o único erro perdoável aí é o "concerto", que é outro que eu sempre confundo!
    Beijo!

    Elfa do PhotoScape

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Sempre confundo o "concerto" e "conserto" ahushauhsuh mas tem umas coisas bem bobinhas ><
      Beijooos

      Excluir
  3. OOi! intão eu adoorei o seu blog! super Kawaii! estou ti seguindo! me segue também! Por favor! estarei ti esperando (;

    http://reino-kawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu blog é kawaii? Oo hasahsuhaushu quem bom que gostou linda ♥ Vou lá!
      Bjinhos!

      Excluir
  4. kakakakakakakaka, Ri litros com os erros (imagens).
    Cara, o pior que mesmo depois deste post, várias pessoas vão continuar errando -.-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk tb >< tem uns bem engraçados
      Acho que errar uma vez é humano, mas duas já é ridiculo ><
      Beijinhos!

      Excluir
  5. ótimas dicas!
    nossa que tenso fiquei com medo de erra aqui rsrsr...
    tenha um ótimo dia beijos!
    rarosej.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahsuhaushuahu deixa eu te contar um segredo? eu escrevendo esse post era tipo "não posso errar nada OMG" kkkkk super tenso u-u
      Beijooos!

      Excluir
  6. Uahsuhasuhas' morri com esses erros.
    Cada um que chega dar uma dor nos olhos. ><'
    Vickie dando uma de professora de português. xD hahaha'
    --------------
    Amor, queria te perguntar uma coisa. Assim, agora dia 14, o CF vai completar 2 meses, e eu queria saber se você não aceitaria criar um layout pra ele. Eu ADORARIA ter um layout seu lá. Vai ser, tipo, MEGA especial pra mim ><' #DizQueSim #DizQueSim
    Torcendo e aguardando resposta. hehe'
    Beijão, Feê.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, se for no português de Portugal blogues/blogue está correto, mas acredito que você fez inspirado no nosso português Brasileiro, né?! Tá, essas dicas são super úteis, sou péssima pra entender essas coisas do "pra eu" e "pra mim", então prefiro digitar de outra forma. Já falaram mais de mil vezes sobre o mas/mais e porque/por que/porquê/por quê, mas as pessoas insistem em errar .-. Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim Jee ^^ Usei como base meu portugues, principalmente pq nao sei nada do de portugal ><
      Hahahaha é verdade! E poxa, o mais/mas é super fácil!
      Brigada linda <3 Bjs!

      Excluir
  8. Deus, até hoje eu escrevo "Gostaram do Designer do blog?" \O/ #MeSentindoUmaIdiota...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahushauhsuahu tudo bem flor :*
      ♥♥Beijoos

      Excluir
  9. Concordo total! Se tem coisa que me tira do sério são erros de ortografia!
    mypretty-cupcake(.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  10. Ai, erros de ortografia me deixam loouca! E o meu blog é em inglês - e sim, eu sei que o nome não está correto, é uma brincadeira de palavras. :P

    Wonderland?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu amo o nome do seu blog *U* ele nao está errado não flor ><
      Beijuuuus! <3

      Excluir