05 janeiro 2013

Jogos Vorazes: Diferenças entre livro e filme

Tumblr_m21aogpbr41qibs4eo1_500_large
CUIDADO! PODE CONTER SPOILERS!
Acabei de terminar o livro Jogos Vorazes (5 estrelas) e o filme Jogos Vorazes (4 estrelas) e percebi várias diferenças sutis no filme em relação ao livro.
Obviamente é impossível colocar todos os trechos do livro em 2 horas no máximo, mas acho que os produtores fizeram um ótimo trabalho. O filme ficou bem completo, apesar de não termos tido tempo para se afeiçoar a Rue.
Vim trazer algumas das diferenças e perguntar a opinião de vocês!
Vamos lá?

Narrativa
A primeira coisa que percebi é que no livro temos somente a perspectiva da Katniss. Durante 90% do livro não sabemos como está Gale, sua mãe, Prim, etc, e no filme podemos ver em rápidas cenas como estão reagindo aos acontecimentos. Achei super legal isso. Um ponto ruim é que não podemos saber o que a Katniss está pensando.

Prim, para de gritar.
Não me entendam mal, adoro a Prim. Só achei que no filme aqueles gritos e choros estavam insuportáveis. Claro que ela estava desesperada, mas por favor né.

O broche
No livro, temos uma personagem que não aparece no filme, que é a Madge, filha do prefeito. Ela que dá o broche de tordo para Katniss, mas no filme ela recebe de uma senhora que se parece com a Greasy Sae, e dá para Prim, recebendo de volta na despedida. Achei melhor assim porque senão teriam que detalhar demais.

Gale se inscreveu 42 vezes
Uma das coisas que mais gostei no livro foi as Tésseras, e no filme não é explicado. E quando Gale fala que se inscreveu 42 vezes fica subentendido e quem não leu o livro vai pensar que ele tava praticamente cometendo suicídio.

Jogos Vorazes_Effie e Katniss
Oi? Eles não falaram que a Effie se chamava Effie. Não falaram o nome de uma das melhores personagens!!!
Cornucópia
Tá, o que era aquilo? O que era para ser um chifre dourado ficou tipo... um nada. Como assim produção?

A sede de Katniss
Para quem leu o livro sabe que no começo dos Jogos Vorazes a menina quase morre de sede. Mas no filme, tudo é mais direto, e ela encontra água rapidinho. Acho que deviam ter explorado mais esse lado "sobrevivência".

Peeta+Katniss. Encenado?
No livro fica claro que Peeta ama Katniss, mas Katniss não o ama de volta. Tanto que no final temos uma "discussão" dos dois. No filme, não fica claro que realmente Katniss gosta de Peeta.

Mochilas
Na parte do "banquete" que tem quatros mochilas com o que cada um precisa no livro, todas as mochilas tem tamanhos e cores diferentes. No filme, são iguais. Também não é explorada a estratégia da "Cara de Raposa" (eu queria que ela ganhasse, de verdade).

Seneca
Bom, eu não conheço o cara porque não li o Em Chamas, nem nada. Mas no livro esse personagem não existe e eu não entendi porque ele foi preso com as amoras-cadeado :( Alguém me explica? hehehe

Revolta do Distrito 11
Só acontece no Em Chamas, mas no filme fica claro que o distrito se rebelou inspirado pela atitude de Katniss com Rue. Adorei isso, ficou bem legal e a cena foi super bem feita!

Bilhetes nos Patrocínios
No livro, Katniss tem que pensar muito pra entender a utilidade-e motivo- das dádivas. No filme, é acompanhado com bilhetes explicando o que fazer. Achei melhor ser assim, porque, afinal, não podemos entrar na mente dele no filme, não é?

Bestantes
De verdade, achei bem viajem a história dos bestantes serem os tributos mortos. Tipo que? (collins was high) hahahaha. Achei bem melhor do jeito que eles fizeram no filme.

Morte de Cato
No livro, a morte dele é lenta e dolorosa. No filme, é mais rápida. Ainda bem. Argh.

Peeta não perde a perna!
Tá, vamos ficar felizes com isso. No livro, ele tem que amputar a perna. No filme não. :)

inspiração: www
Além disso, ADOREI o Caesar! Pra mim, o melhor personagem! Cinna e Haymitch também me encantaram, assim como nos livros.
Enfim, o que acham?

xoxo, vickie

18 comentários:

  1. Espero que coloquem a Madge no próximo filme, no segundo livro ela também é importante. [SPOILER] Acho que deveriam ter colocado a perna do Peeta, no segundo livro falam disso... Como na chuva ácida que começa a derreter a perna dele e tals... [/SPOILER]. No filme também não falam da Katniss surda da orelha esquerda. (oi? eu gosto de detalhes)

    licor-de-cereja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a Madge, pena que eles não colocaram no filme 'O'
      ah, eu to dividida, pq acho que a perna era importante, mas fiquei com tanta pena dele!
      ééé, eu tb percebi isso! Na hora da explosão até mostraram que ela tinha perdido um pouco a audição, mas só ficou nisso!
      Acho que esses detalhes foram dificultados porque quase não haviam falas dela durante os Jogos.
      Bjs!

      Excluir
  2. não assisti todo, kk net tava ruim nesse dia, nem li o livro ainda, por isso nem posso falar muito, kkk mais ta na listaa! o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião, mas eu achei um cú o filme u_u
    Sinceramente eu achei que muitas coisas estavam faltando, metade daquele filme é em silencio já que no livro esse 'vazios' são os pensamentos da Katniss, o fato das bestantes não estarem achei que não teve nada a ver já que o CATO SOFRE POR CAUSA DELAS, o Peeta perder a perna foi rídiculo já que Em Chamas tem alguns 'participações' dela e muitas menções do Peeta estar com a perna falsa, a cornucópia eu fiquei tipo assim Oi? Cade o chifre produção kkkkk A Madge tem uma grande participação no Em Chamas e ela não aparece no filme, como assim????? Quero saber que mágica vão fazer para substituir a participação dela no fime Em Chamas.
    Sério eu não sei como tu gostou desse filme kkkkk'
    Eu acho que foi uma merdinha cuspida e mal feita kkkkkkkk' Enfim falei muito aqui!
    2Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto do filme :c Eu li o livro bem antes e tinha expectativas melhores, aí quando assisti foi tipo... oi? Só não é pior que o filme de Percy Jackson.

      licor-de-cereja.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Bom, em relação ao Cato, até achei maravilhosa a atuação na "briga final", já que ele mostrou que estava exausto, e que era só mais uma peça do grande jogo da Capital, acho que no livro faltou isso.
      Bom, eles com certeza vão mostrar tudo isso no Em Chamas, e parte disso foi culpa da tia Collins, porque ela tb fez o roteiro :P
      Devem incluir a Madge no segundo filme
      Beijos!

      Excluir
    3. Eles estão filmando e até agora não vi nada de Madge ._. E parece que não vai ter Annie também (Ela é importante nos outros livro). Mas, espero que a moranguinho apareça e inventem uma desculpa decente no filme.

      Beijos.

      Excluir
    4. Wow como assim não tem a Annie? Tipo ela faz um participação enorme no Esperança? Deixaram a desejar esse rotei viu, Tia Collins fez um mal trabalho no roteiro kkkk'

      Excluir
  4. Eu amo esse filme, só não li o livro! Adoro seu blog ele é muito caprichado e com postagens incríveis. Bjs de Gaby
    P.S: Se quiser dar uma passadinha lá no meu blog ficarei muito feliz!
    www.gabypit-pit.blogspot.com e o meu tumblr é www.universodosunicornios.tumblr.com
    Bjs *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Gaby *-* vou seguir seu tumblr e blog
      xoxo

      Excluir
  5. Não li o livro,mas pelo que assisti no filme e pelo o que vc escreveu acho que o livro é 100% melhor.

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o livro é 100% melhor, mas claro que é bem mais completo e talz... acho que o livro sempre é melhor que o filme ;)
      xoxo

      Excluir
  6. Cruzes!! O Peeta tem que amputar a perna no livro?! Isso ficaria horroroso no filme, ainda bem que tiraram.
    Como você pode ver, eu só assisti o filme.

    Quando no filme o Gale diz que se inscreveu 42 vezes, dá a entender que ele fez isso a troco de comida, ou algo que ajudasse a família dele.

    De resto, acho que as mudanças foram muito boas. Afinal, a história não pode ser simplesmente transcrita. Ela tem que ser adaptada à mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Karen!
      Sim, ele tem :(( ainda bem mesmo, ia ser bem tenso kkk
      Sei lá, eu só entendi essa parte das 42 vezes quando li o livro.
      Beijinhos!

      Excluir
  7. É, eu já li o livro e já vi o filme. São bastantes diferentes com seus altos e baixos. O bom do filme é que não é como o livro que não mostra só os Jogos também mostra rapidamente a vida do lado de fora dos THG o que é bom. Mas sempre o livro será diferente do filme. O que podemos esperar do Em Chamas? Porque eu estou lendo o livro e pelo visto vai ser bom! Eu até penso as imagens na minha cabeça. Comcerteza será diferente! Vamos esperar! haha Beijos!
    blog-jacresci.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu comprei o Em Chamas e quero ler o mais rápido possível *O* é bom?
      beijos!

      Excluir
  8. Seneca existe sim no livro (Jogos Vorazes) ele é o organizador dos jogos. Ele foi preso com as amoras cadeados para morre, já que elas sào venenosas, por que desobedeceu as normas do presidente Snow, deixando que duas pessoas sobrevivessem aos jogos. Ficar preso com as amoras foi tipo "você só sai daí morto". Já os bestantes tem como interpretar de duas formas, ou a capital fez eles com o rosto dos tributos mortos para assusta-los, ou Katniss estava delirando.
    Eu AMEI o filme, ficou incrível! Mas é claro, o livro vai ser sempre mais completo.

    ResponderExcluir