17 abril 2013

Harry Potter Vs. Mitologia

Tumblr_mgnxqtltah1qahfowo1_500_large
www
Como qualquer Potterhead, já percebi algumas referências nos livros do HP em relação à mitologia. Esfinges, centauros, etc... por isso trouxe uma matéria com as semelhanças e diferenças dessas duas grandes potências! Vamos lá?

Argus
NA SÉRIE: O nome do zelador de Hogwarts é Argos Filch. Ele é temido por Harry e todos os alunos pois parece ver tudo o que acontece na escola de magia.
NA MITOLOGIA: O nome do zelador foi inspirado em Argus, um monstro da mitologia greco-romana que tinha 100 olhos. Argus certa vez foi encarregado por Hera - esposa de Zeus, o "chefe" dos deuses gregos - de vigiar Io, uma amante do marido que ela havia capturado. Zeus então pediu para Hermes, um dos seus vários filhos, resgatá-Io. Hermes deu conta da missão fazendo Argus dormir com o som de uma flauta e depois decapitando o monstro.
Centauros
NA SÉRIE: No mundo de Harry Potter, esses seres com corpo de cavalo, mas cabeça e braços humanos, são tranqüilos habitantes da Floresta Proibida, que cerca Hogwarts, a escola de magia e bruxaria.
NA MITOLOGIA: Ao contrário da calma exibida pelos personagens de J.K. Rowling, os centauros nas lendas da Antiguidade tinham fama de desordeiros, pois adoravam bebida e guerra.
Mistura mágicaCérbero, centauros e esfinge são exemplos do tempero mitológico usado pela escritora J.K. Rowling
Esfinge de Tebas
NA SÉRIE: Em O Cálice de Fogo, quarto livro da saga, Harry encontra uma estranha criatura com corpo de leão e busto e cabeça de mulher que lhe faz uma pergunta enigmática no final de uma competição de magia.
NA MITOLOGIA: A esfinge era um monstro com essas mesmas características físicas que guardava a entrada da cidade grega de Tebas. A todos que passavam por lá, ela propunha um enigma. Quem errasse a resposta era engolido pela fera. Só Édipo, filho renegado de um antigo rei de Tebas, foi capaz de acertar a charada mortal, levando a esfinge vencida a se jogar de um precipício.
Sibilas
NA SÉRIE: Personagem secundária nos primeiros livros, a professora Sibila Trelawney tem um papel de destaque no quinto volume. Ela é professora de adivinhação em Hogwarts, a escola de magia, mas raramente acerta uma profecia. Em Harry Potter e a Ordem da Fênix, porém, Sibila faz uma importante previsão macabra sobre o encontro de Harry com o vilão Voldemort.
NA MITOLOGIA: O nome da professora é inspirado nas sibilas. Ao contrário da senhora Trelawney, elas eram mulheres com grande poder de prever o futuro. Geralmente, as adivinhações envolviam catástrofes.
Cassandra
NA SÉRIE: Uma mulher chamada Cassandra Vablatsky escreveu Esclarecendo o Futuro, uma espécie de cartilha de magia, um livro de adivinhações usado pelos aprendizes que estudam em Hogwarts.
NA MITOLOGIA: Cassandra era uma mulher que despertou o interesse de Apolo, o deus das profecias. Atraído por ela, Apolo lhe deu o dom de prever o futuro, mas, como o amor não foi correspondido, o deus resolveu depois amaldiçoá-la: ninguém acreditaria no que ela dissesse. Cassandra profetizou sua própria morte, mas não foi escutada.
Cérbero
NA SÉRIE: Um assustador animal de três cabeças, o cão Fofo tem a missão de guardar a Pedra Filosofal no primeiro livro das aventuras do bruxinho. Ele é mascote de Hagrid, espécie de tutor de Harry Potter, que comprou Fofo de um grego, uma engraçada pista de J.K. Rowling sobre a inspiração para criar o animal.
NA MITOLOGIA: Fofo é uma versão mágica do monstrengo Cérbero, cão de três cabeça que na mitologia grega guardavaa entrada do reino subterrâneo do deus Hades, para onde iam os mortos. Como Fofo, ele só sossega com música, o que pode ser uma referência a outra lenda grega - Orfeu (músico lendário) tocou sua lira e fez Cérbero dormir para resgatar sua amada das mãos de Hades.
Fonte:www

Gostaram? Achei super interessante! :D

Beijinhos, Vickie

8 comentários:

  1. Gosto muito de Harry Potter, segui a série desde criança e fiquei muito triste por ter chegado ao fim. Adorei o post *-*

    http://parasemprefrancielli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre amei HP *---* queria que tivesse tido mais livros e tal ;P
      beijos♥

      Excluir
  2. Amei o post eu amo HP.Não sabia tdo isso.
    Essa Sibila kkk

    Formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, as curiosidades encantam. Achei legal a do Argus e a da Cassandra. Beijos, Eduarda Martins. eduardadmartins.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou *u* também amo curiosidades! hahaha
      Bjs!

      Excluir
  4. Amo Harry Potter <3333 Atualizado Resenha Unha Galaxy no blog Meninas Capricho! http://meninascapricho-dada.blogspot.com.br/2013/04/resenha-unha-galaxy.html

    ResponderExcluir