27 maio 2013

Entrevistando a autora Josy Stoque

Tumblr_miu40k4jhd1s0hn52o1_500_large

A Josy Stoque é a mais nova autora parceira aqui do blog! Ela tem vários livros bem legais, e é conhecida pela internet. Seu nome é o pseudônimo de Josimari Stoque Alcantara e é publicitária e escritora. Escreve desde criança! Ela é formada no curso de Publicidade e Propaganda, atuando principalmente em redações de textos publicitários para diversas mídias, em agência, dando ênfase a seu lado criativo.

Em 2010 ela criou a saga Os Qu4tro Elementos, que teve o primeiro e o segundo volumes lançados pela Literata nos anos seguintes. E os dois últimos livros da série serão publicados pela mesma editora em outubro de 2013 e 2014. Escreve sobre o universo fantástico, mas também está escrevendo um romance erótico em parceria com a Gisele Galindo, e a publicação deve acontecer ainda nesse ano. Ufa! É muita criatividade para uma pessoa só.

E ainda tem mais! Atualmente, Josy concluiu o livro YA (young adult-jovem adulto) Estrela-Em busca do brilho eterno. Está escrevendo a comédia romântica (yay!) Delícias de amor, que já está sendo postada online, e outro romance erótico, o Puro Êxtase. Ambos projetos que serão concluídos até o final de 2013.
Ah, e seu romance de estreia foi indicado ao Prêmio Literário Anual Codex de Ouro de 2013.


Agora, antes da entrevista vim falar sobre os livros dela que mais gostei. No site da autora você encontra a lista completa.
Ah, e você ainda pode ler o livro Delícias do Amor no Wattpad. É só clicar aqui.

Como você reagiria se descobrisse que o amor de sua vida é uma fraude? Que construiu sua família com base em uma mentira? Que a pessoa que ama esconde um segredo sobre seu passado?
Após uma experiência de quase morte, Tamires do Valle passa a enxergar o que antes era impossível. Gustavo, o homem em quem mais confia, mente. Seu mundo se desfaz em vermelho.
A relação mística com a ametista se fortalece. O mistério encobre sua origem, mas descobri-la se torna uma obsessão.
Uma mulher em chamas, consumida pela paixão e pela mentira. O amor e o ódio caminham mais próximos do que poderia imaginar.
Basta uma faísca e transforma-se em fogo, disposta a se redescobrir.
Mas a verdade que purifica não a deixa ilesa.


Você já se sentiu tão deslocado que faria qualquer coisa para ser aceito? E se sempre agisse de maneira correta como um bom filho, namorado e chefe e, mesmo assim, se tornasse um inimigo dentro de sua própria casa?
Na noite em que Lucca Gonçalves decide pedir a mão de Vitória em casamento, se depara com uma desconhecida e perturbadora índia. O mundo se refaz de verde e marrom. O chocolate dos olhos dela.
O ônix o convida a acreditar quando uma lenda indígena questiona sua legítima identidade. Suas defesas se abalam.
Um homem enraizado entre o certo e o errado, ferido pelas escolhas e suas consequências. A razão e o sentimento brigam para guiá-lo.
Engolido pela terra, enfrenta a morte enquanto precisa se remodelar.
Mas a sensibilidade intrusa desnorteia sua mente.



Vamos ler a entrevista? Está bem legal! :)

1-Sempre quis ser escritora?
Sempre escrevi para mim, era uma válvula de escapa. Depois me tornei redatora publicitária formada, e escrevi diversos tipos de textos comerciais atuando em minha área. O sonho de publicar um livro cresceu quando eu percebi que escrever realidade não me completava. Precisava mergulhar na fantasia de vez em quando.

2-Qual foi seu primeiro livro publicado?
Meu livro de estreia é o volume 1 da saga Os Qu4tro Elementos: Marcada a Fogo, lançado em 2011 pela Editora Literata.

3-Qual seu gênero literário favorito?
Gosto muito de fantasia, mas leio praticamente de tudo.

4-Autores preferidos?
Jane Austen, Stephenie Meyer, Sidney Sheldon, Dan Brown, Vanessa Bosso, Danilo Barbosa, Marcelo Paschoalin, Gisele Galindo, Samanta Holtz, Machado de Assis,

5-Por que gosta de escrever?
É a maneira mais fácil de me expressa, de dizer o que estou sentindo. É simplesmente maravilhoso poder mergulhar em um mundo fantástico onde eu tenho total controle sobre o que vai acontecer. É brincar de reinventar a vida.

6-O que mais gosta em ser escritora?
Tocar com minhas palavras outras vidas que, às vezes, precisavam ler algo que as inspirasse e as motivasse. Eu escrevo para emocionar.

7-De onde tira inspiração?
Da vida, dos livros, dos filmes, de conversas, de observação. Tudo é matéria-prima para começar uma história.

8-Alguma dica para escritores iniciantes?
O mercado é bastante difícil aqui no Brasil, portanto, prepare-se para entrar nele, informe-se, leia, converse, ouça as experiências de outros escritores, e seja bastante autocrítico com relação ao seu texto. Além das editoras, os leitores não apreciam um material mais ou menos. Precisa estar excelente! Nós, autores nacionais, estamos lutando para mudar o preconceito com relação aos livros de nosso país, mas se entrar mais livros mais ou menos no mercado, nossa batalha se torna cada vez mais difícil! Precisamos, juntos, incentivar mais pessoas a lerem nacionais! 

9-Qual seu livro de cabeceira?
Difícil! Já reli alguns, mas vou citar o livro que li para me preparar para entrar no mercado: A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler.

10-Está escrevendo outro livro? Tem algum projeto em mente?
A série já está pronta desde dezembro de 2011 (é, eu já estava terminando de escrever quando lancei o livro 1). No início de 2012, em parceria com a autora Gisele Galindo, escrevi Insensatez, um romance hot. Pretendemos publicar esse ano. Esse livro conta o reencontro de Isadora e Marco. Ela, fotógrafa. Ele, modelo. Marco largou Isa na adolescência para seguir carreira no Rio de Janeiro. Oito anos depois, ele retorna a São Paulo e eles se reencontram em uma agência. É um livro explosivo, cheio de sedução e insensatez, um jogo excitante que pode ser perigoso.
E no momento, estou finalizando um conto de fadas diferente que se intitula Estrela - Em busca do livro eterno. Já tenho mais três projetos em mente: uma comédia romântica, um erótico e um juvenil.
Obrigada pela oportunidade de falar do meu trabalho. Um grande beijo!

Legal não é? Ela está em várias redes sociais. A lista completa aqui:

2 comentários:

  1. Adorei dar essa entrevista, Victoria. Obrigada pela oportunidade de falar do meu trabalho. Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Josy! É uma honra te entrevistar!
      Beijos.

      Excluir